terça-feira, 21 de julho de 2009

GRIPE A

Embora não esteja directamente relacionado com o objectivo deste blogue, acho que é importante que partilhe convosco a informação que tenho sobre o assunto.
Muito se tem falado sobre esta gripe e, não querendo com isto alarmar, penso que é importante que todos estejamos bem informados e preparados.
.

SOBRE A GRIPE:
A recente pandemia que afecta pessoas em todo o mundo é causada por um novo vírus da gripe tipo A (H1N1). As pandemias acontecem quando um novo vírus aparece e se espalha rapidamente por todo o mundo, porque as pessoas não estão ainda imunes a este novo vírus.
Acredita-se que a transmissão deste novo vírus está a acontecer da mesma forma que a transmissão de uma gripe normal. Os vírus da gripe espalham-se, na maioria dos casos, de pessoa para pessoa, através da fala, da tosse ou de espirros de alguém que está infectado pelo vírus (as gotículas espalham-se a aproximadamente 1 metro da pessoa infectada, quer directamente para outras pessoas, quer indirectamente através das mãos ou de outras superfícies).
Por vezes as pessoas podem ser infectadas se tocarem em algum objecto ou superfície que contenha o vírus da gripe (os vírus podem viver durante várias horas em superfícies duras, ou em tecidos e papel) - puxadores de portas, corrimão de escadas, teclados, telefones, elevadores, etc, e posteriormente levarem a mão à boca, ao nariz ou aos olhos.
É importante realçar que a maioria das pessoas que forem infectadas pelo vírus da gripe durante a pandemia, recuperam e ficam imunes ao novo vírus da gripe humana.
.
COMO PREVENIR O CONTÁGIO:
Primeiro, e mais importante do que tudo: lavar bem as mãos e com muita frequência.
Manter um bom estado de saúde e higiene pessoal, dormir bastante, manter-se activo(a), controlar o stress, beber bastantes líquidos e ter uma alimentação bastante nutritiva.
Evitar tocar em superfícies que possam estar contaminadas com o vírus e evitar o contacto próximo com pessoas doentes.
Ter cuidado com secreções respiratórias quando estiver perto de outras pessoas (por exemplo, tosse ou espirros).
Adoptar comportamentos que permitam um correcto distanciamento social e físico:
- Evitar aglomerados de pessoas, como filas ou transportes cheios;
- Evitar apertos de mão, beijos e outros rituais sociais que envolvam tocar nas outras pessoas;
- Manter, sempre que possível, uma distância mínima entre pessoas de cerca de 1 metro.
.
O QUE FAZER:
Preparar-se para a pandemia (não exagerando, claro!). Há a possibilidade de, em caso de pandemia, muitos mantimentos estarem limitados, e a mobilidade ficar reduzida.
Isto significa recolher e guardar os mantimentos e medicamentos de emergência e adoptar hábitos que reduzam a probabilidade de contraírem o vírus e contaminarem outras pessoas (por exemplo, lavar as mãos regularmente, cobrir nariz e boca quando espirras e/ou tosses, não cuspir em público, usar lenços de papel descartáveis para limpar / assoar o nariz e deitá-lo fora após a sua utilização).
Verificar se todos os documentos de que possa necessitar neste período estão válidos (ex: cartão de utente, cartão do cidadão, passaporte, etc.) e actualizar os ficheiros com a informação que a empresa onde trabalha tem sobre os seus contactos de emergência e os da sua família.
.
O QUE ARMAZENAR (a pensar num período de 6 semanas):
1 - Água e kits de purificação de água e filtros.
2 - Alimentos não frescos (para o caso da electricidade ficar temporariamente indisponível), e que, de preferência, necessitem de pouca ou quase nenhuma água para serem preparados:
- Carnes, sopas, frutas e vegetais enlatados, e prontos a comer;
- Alimentos secos, tais como cereais, frutas secas, e bolachas;
- Sumos enlatados;
- Manteiga de amendoim e sementes;
- Condimentos (sal, açúcar, pimenta, etc);
- Alimentos de alto teor calórico, tais como barras de fruta;
- Alimentos para crianças – boiões de comida, leite em pó, etc.;
- Alimentos para animais.
Se ficar sem electricidade, minimize o desperdício ao consumir primeiro os alimentos que se encontram no frigorífico, depois os que se encontram no congelador e finalmente, os alimentos não-frescos.
3 – Fontes de energia e luz (velas, pilhas, lanternas, etc.). Pensar como pode ser preparada uma refeição sem electricidade ou gás.
4 – Medicamentos (termómetros; medicamentos sujeitos a receita médica que possam ser precisos – para diabetes, problemas de coração, etc. – ter reservas para 6 semanas; medicamentos para dores e febre – para adultos e crianças; medicamentos anti-diarreia; medicamentos para perturbações de estômago; vitaminas, solução de re-hidratação oral).
5 – Outros (sabonetes, luvas, toalhitas, lenços de papel, papel higiénico, sacos de gelo, máscaras, sacos de lixo e produtos de limpeza, etc.).
.
MEDIDAS PARA REDUZIR OS SINTOMAS DA GRIPE A:
Se a gripe A se manifestar mais grave, deverá contactar imediatamente a linha de Saúde 24 (808 24 24 24)
- Medir a temperatura. Se não for acima dos 38°C, provavelmente não é gripe A.
- Descansar e evitar totalmente o esforço físico rigoroso.
- Ficar em casa e evitar o contacto com os outros.
- Beber muitos líquidos (um copo de água ou sumo a cada hora).
- Tomar paracetamol para reduzir a febre e aliviar a dor (não mata o vírus mas faz-nos sentir melhor).
- Bochechar com água quente para aliviar a dor de garganta.
- Usar gotas nasais à base de sal, para aliviar o nariz irrirado.
- Manter o nariz limpo, usando lenços descartáveis, e deitando-os ao lixo depois de usar. De seguida, lava as mãos.
.
A maioria dos pacientes com gripe A terão de ficar em casa durante a sua doença, e terão de ficar ao cuidado de algum membro da família ou de alguém que viva no agregado familiar. Qualquer pessoa que viva na mesma habitação que um paciente aquando do seu período de incubação ou doença, corre o risco de contrair a gripe A.
O principal objectivo é limitar a transmissão da gripe pandémica, dentro e fora do agregado familiar, para isso deve-se separar fisicamente o doente com gripe A do restante agregado familiar, o máximo possível. O quarto onde o doente ficará deve ser ventilado (é importante que o ar do quarto seja expelido para o exterior da casa e não ao contrário).
De forma a minimizar o risco de contágio, apenas as pessoas que prestam cuidados ao doente, podem frequentar o seu quarto, devendo lavar bem as mãos quando saem. Usar máscara pode ser útil, mas não pensem que usar apenas a máscara vai proteger da gripe. Quando usarem a máscara coloquem-na por cima do nariz, boca e queixo e segurem-na com ambos os elásticos. Depois de utilizada a máscara deve ser colocada dentro de um saco de plástico devidamente fechado.
Não é necessária a separação dos utensílios usados pelo paciente infectado pela gripe A. A roupa pode ser lavada numa máquina de lavar roupa normal, com água quente ou fria e detergente. Não é necessário separar a roupa de cama e o vestuário do doente, da dos outros membros da família.
Os doentes não devem sair de casa durante o período em que estão mais susceptíveis de transmitir o vírus a outras pessoas (7 dias desde os primeiros sintomas e até 48 horas depois de terem passado todos os sintomas).
.
PROTEGE-TE E PROTEGE-NOS A TODOS!
.
Para mais informações consultem o website da OMS sobre a gripe pandémica – http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html e o website da Direcção-Geral de Saúde –
www.dgs.pt.
.
Imprimir esta receita

3 comentários:

Pracinha do tempo disse...

Sem fazer grandes alarmismos, começo realmente a preocupar-me com a gripe A.
A tabela que está no início do post já conhecia, mas foi muito bom aprender mais um pouco.

Beijinhos

moranguita disse...

estas dicas nunca soa demias. obrigada

disse...

gostei daquela tabela!!! É bastante prática!
Mas de qq modo o ideial é que nos minimos sintomas de gripe, comum ou não, ligar para a linha de saude 808 24 24 24. é que a medicação funciona melhor na primeiras 48 horas...

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin