segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tripas com Feijão


Uma Casa do Norte não fica "bem" sem umas tripas. Foi a primeira vez que fiz e o resultado não foi nada mau. Podiam estar mais apuradas... (a receita que descrevo já pressupõe mais tempo para apurar).

1 kg de tripas (limpas, lavadas e cortadas aos pedaços)
Sal
Limão
2 Cebolas
5 Dentes de Alho
Azeite
3 Cenouras
1 Chouriço
50 g de Salpicão (podia ter levado mais, mas não tinha...)
Sal e Pimenta
1 lata grande de Feijão Branco (850 g)
1 colher de chá de Colorau
2 colheres de sopa de Salsa
Cominhos
(Também se pode acrescentar carne de porco, frango e mão de vitela, mas como não tinha fiz uma versão mais simples)

Passar bem as tripas por água e cozer, durante 20 minutos na panela de pressão, com água e sal. Temperar com o sumo do limão e reservar.

Picar a cebola e os alhos e refogar com bastante azeite.
Cortar as cenouras e o chouriço às rodelas e o salpicão aos cubos e juntar ao refogado.
(Se puserem mais carnes devem ser adicionadas nesta altura)
Temperar com sal e pimenta e deixar alourar um pouco.

Escorrer o feijão e deitar o líquido no refogado. Deixar cozinhar 10 minutos em lume brando.
Adicionar o feijão e as tripas.
Rectificar os temperos e juntar o colorau e 1 colher de salsa. Apurar bem.

Antes de servir acrescentar a restante salsa.
Acompanhar com arroz branco e, se gostarem, polvilhar com cominhos.
.
Imprimir esta receita

11 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Ai amiga, está com muito bom aspecto, mas aí está uma comida que eu não consigo comer hehe....mas para quem gosta deve ser muito bom...beijinho

Neyma disse...

OI Lu,
AADDOORROO!!!tripas com feijão branco!! É uma receita bem portuguesa, não?
Em minha família sempre fazemos em reuniões.
Todos nós brasileiros temos um pouquinho do sangue português e muitas de nossas receitas são influência da "Terrinha".
Parabéns pelo blog!!
Muitos beijinhos

anna disse...

Nunca fiz, não senhora, mas já comi e gostei!
Tenho 1 miminho para ti, lá na minha cozinha.
Beijinhos.

Reflexos disse...

Claro! Uma casa do Norte tem de Tripas à moda do Porto!

Karla disse...

Olá =)
Obrigada pelo comentário simpático.
Nunca comi tripas, mas essas têm bom aspecto.
Tenho um miminho para ti no meu blog...
Beijinho

Natália Eleutério disse...

Que rico petisco, bjs

ameixa seca disse...

Aqui chamamos às tripas de boi... solas :)
Já não como há muito tempo!!! Há muita gente que não gosta. Eu adoro mas tem que estar bem cozido ;)

Nela disse...

Lu passe pelo meu blog que tenho lá um mimo, para a amiga. As tripas têm um aspecto maravilhoso, já comi, á poucos dias quando fui dar uma voltinha pelo Porto, e gostei fazer nunca fiz, mas um dia vou fazer sim.Já a linkei no meu blog, assim é mais fácil. Beijitos.

Eli disse...

Não provei esse prato, mas eu fiquei encantada!!

www.saboresdalica.blogspot.com

edinha disse...

Eu gosto muito :)
Às vezes faço só a dobrada sem feijão e cortada em pedacinhos pequeninos e fica uma delícia :)
Beijinho

Cristina Momentos Preciosos disse...

Como também do Porto,claro que adoro tripas,tripinhas são tão boas e aos almoços domingo parecem que ganham outro sabor!
Bjs
Cristina

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin